top of page

Risoto de costela com vinagre balsâmico

Em casa de duas pessoas, normalmente as receitas sobram. Foi o caso da última costelinha. O pedaço ficou rolando na geladeira até eu resolver dar um fim com um risoto. Aí lembrei de um risoto... Eu e o marido provamos recentemente um vinagre balsâmico de 25 anos que era maravilhosamente grosso e saboroso. Numa receita de risoto, só com ele e queijo parmesão, foi uma experiência que, aliás, minhas papilas gustativas ainda não entenderam. Nessa receita tudo era original, do risoto ao queijo parmesão e o vinagre, tudinho da Itália.

***suspiros gastronômicos***

Eis que não tenho comigo esse vinagre com 25 anos, mas tenho o recém-nascido e uma costela que sobrou. Um arroz de risoto no armário e a vontade de comer algo gostoso. Pois bem, saí abrindo a geladeira e caçando restinhos da temporada natalina e inventei esse risotinho camarada.

IMG_8709.JPG

Ingredientes:

2 xicaras de arroz de risoto (eu prefiro o carnaroli - mas dá para fazer com o arroz amigo do dia-a-dia: é só não lavar os grãos);

1 cebola roxa picadinha;

2 colheres de sopa de manteiga;

1 colher de sopa de azeite;

+ ou - 2 litros de caldo de costela (já explico como fazer);

1 xícara de azeitonas pretas picadas;

2 colheres de sopa de vinagre balsâmico;

1 xícara de vinho branco seco;

1 colher de sopa de mostarda tipo dijon;

parmesão ralado a gosto;

folhas de louro;

sal e pimenta.

Desfie a costela e reserve os ossinhos e gordurinhas e gosminhas (sem gritinhos de "eca", por favor!). Pegue os ecas, coloque numa panela com 2 folhas de louro e um tablete de caldo de costela, deixe abrir fervura e reserve. Esse caldinho servirá para regar o arroz durante o cozimento. (Nota dããã: não deixe de usar um coador quando puser o caldo de ecas no arroz, diacho; os ecas ficam, o sabor é que vai.)

Agora vamos ao risoto. Com fogo alto, refogue a cebola em 1 colher de sopa de manteiga com o azeite. Deixe ficar transparente, acrescente as lascas de costela e a azeitona. Mexa bem, acrescente o arroz. Quando começar a pegar no fundo, ponha o vinho branco. Assim que secar, coloque 1 folha de louro e começe a pôr o caldo. *** NÃO ESQUEÇA DO COADOR! *** Coloque em fogo baixo, deixe a panela semi-tampada, vá mexendo de tempos em tempos, veja se precisa de mais caldo... Prove o sal e coloque, se necessário. Quando o arroz estiver quase pronto, acrescente o vinagre balsâmico e a mostarda (prefira uma bem temperada). Misture e acrescente mais caldo. Quando estiver al dente ( e não passe disso!, ou suas sobras vão virar aletria sabor costela), desligue o fogo, coloque a colher de manteiga e o queijo ralado. Para servir, eu ainda pinguei mais um pouquinho do vinagre.

Featured Posts
Recent Posts
No tags yet.
Search By Tags
bottom of page