top of page

Bacalhau com natas

Essa receita é da família da minha sogra, legítima portuguesa, e amante do bom bacalhau. É escandalosamente fácil e maravilhosamente deliciosa. Tem batido ponto nos natais da casa dos meus pais todo ano. As fotos não estão muito boas pois tiramos um pouco antes do ataque à ceia natalina.

Tudo começa com dessalgar nosso peixinho. Se vc comprou o já dessalgado, mãos à obra! Não sabe dessalgar? Não existe muito mistério aqui, tudo que vc precisa é um pote grande (preferencialmente que caiba todo o seu bacalhau e que caiba na sua geladeira) e água. Deixe na água corrente para tirar o sal superficial. Agora coloque no pote e encha de água até cobrir toda a peça. O ideal é deixá-lo 24h de molho, trocando a água de hora em hora. É óbvio que ninguém levanta de madrugada para trocar água de bacalhau, por isso é melhor deixá-lo na geladeira, evitando o mau cheiro bastante comum neste calor carioca. Tire uma lasca e prove, mas tire uma de dentro, e vá provando até achar que já dessalgou. Costumo comprar o bacalhau, dessalgar e congelar já em lascas grandes. Aprendi esse truque com a sogrinha e é mega mão na roda! Quem nunca precisou de um bacalhau dessalgado?! Principalmente nessas épocas festivas. Não sabe comprar bacalhau? O bom, bom mesmo é o Porto Imperial, tem umas postas branquinhas grossas lindju de morrer!

bacalhau-seco-a-venda.jpg

Nos mercados já encontramos até sem espinha em postas menores e mais fáceis de dessalgar. Em lascas também vale a pena, só atenção para não comprar o "tipo bacalhau"que é peixe misturado, por isso mais barato. Compro muito em lasca, é mais rápido de dessalgar, e mais barato também. Para receitas tipo refogado, essa com natas e nunca chega é super prático.

Mas vamos a receita:

2 kg de batata frita congelada (ou: 1 saco de batatas prontas > melhor comprar 2, caso 1 saco não cubra a travessa);

1 kg de bacalhau;

1/2 litro de leite (eu uso sempre o semi-desnatado);

500gr de natas (ou creme de leite fresco);

2 cebolas grandes;

1 colher de maisena;

2½ colheres de sopa de mostarda;

azeite;

parmesão ralado.

Preparação:

Pegue seu lindo bacalhau já dessalgado. Colocar 1 panela de água no fogo. Quando estiver fervendo, jogar o bacalhau e tirá-lo rapidamente; é só para facilitar a desfiação. Se o seu já for em lascas, pule essa etapa.

Numa frigideirona ou panela larga refogue as cebolas, já picadas, em 3 colheres de sopa de azeite. Assim que as cebolas ficarem trasparentes coloque as lascas de bacalhau e refogue bem. Reserve. Quebre suas batatas em quadradinhos. Frite as batatas, ou asse-as no forno :-) ou use o Airfryer ou use batatas palhas.

IMG_8582.JPG

O marido diz que os deuses portugueses se voltarão contra quem usar batata palha na receita, mas ele é 50 % português e avesso a essas modernidades. Antes da Airfryer eu sempre fiz no forno, colocava as batas palido já quebradas ao meio, besuntava com um pouco de óleo e deixada no forno até torrarem. Muito melhor que fazer fritura!!!

Para o molho branco: coloque o leite para ferver, depois que ferveu acrescente a maisena misturada com um pouco de leite frio. O leite fervido vai engrossar num estante! Agora coloque o creme de leite fesco, a mostarda e o sal. Vá provando, eu prefiro bem mostardoso e mais salgadinho, mas cada um tem seu gosto.

Agora vamos montar as travessas: a ordem é molho, batata, bacalhau, batata, molho e queijo ralado. Leve ao forno médio para alto até ficar douradinho. Sirva com arroz branco.

IMG_8588.JPG

Featured Posts
Recent Posts
No tags yet.
Search By Tags
bottom of page