top of page

Meu Arroz (bebum)

Arroz no Brasil é um caso sério... tem que ser branquinho e soltinho. Desde que me entendo por gente lembro do meu pai falando do arroz de quartel, que era todo grudado e queimado no fundo. Eis que quando o de lá de casa pegava um pouco ela a mesma história do arroz de batalhão. Pois é, cresci lembrando do arroz grudado do quartel - pobre do cozinheiro do Forte de Cobacabana nos idos de 1969 (meu pai serviu Exército nessa época) que é lembrado até hoje. Acho que o arroz de quartel evoluiu dos anos 1970 para cá, pois não me lembro de comer arroz grudado. Tudo bem que não é o arroz mais gostoso do mundo, mas é decente e solto ;-) Eu curto usar o arroz parboilizado, acho mais "limpo" e cozinha mais rápido, mas se você preferir o branco "original", só aumente o tempo de cozimento... Uso muito o Uncle Ben's ou o Tio João, e não se engane, passei uns bons anos seguindo rigidamente a quantidade de água que o saquinho mandava. O Uncle Ben's ainda tem a linha ultra-mega-preguiça de arroz de saquinho - ferve água e joga o saquinho lá. Mas não pega tempero e aff, cadê a alquimia culinária????

Aqui cabe outra histórinha: O marido esteve recentemente no Chile para apanhar o diploma do doutorado. Dessa vez, diferentemente das últimas, ele ficou hospedado na casa de dois amigos razoavelmente mais novos (tipo na faculdade). Como bom hóspede ele fez compras, pagou pizzas e resolveu apresentar aos chilenos o arroz brazileño. Não entendi a fixação do arroz - deve ser por que o marido a-do-ra arroz, come puro se deixar na geladeira! - mas lá foi ele para a cozinha fazer o arroz. Acontece que o bicho virava uma gosma branquela. Depois da segunda malfada experiência eu recebo um whatsup pedindo receita de arroz. Algumas mensagens foram necessárias para eu entender o que ocorria e explicasse o difícil processo de cocção do arroz brazuca. Mas a variedade chilena não se faz dessa forma, rsrsrsr todos viraram uma meleca branca. Eu inclusive nem me lembro de comer arroz no Chile... mas vai explicar isso para um macho determinado! Desnecessário dizer que a primeira coisa quando ele voltou foi um tutorial de arroz.

Vamos à receita:

2 xicaras de arroz;

água fervente;

1 colher de sopa de sal;

1 folha de louro;

2 dentes de alho socados;

1 cebola média;

1 tablete de caldo knorr para arroz branco (se você é purista, pule esse ingrediente - mas eu adoro esses caldos!);

1 dose generosa de cachaça;

óleo de girassol (ou o que vc preferir - acho um desperdício usar azeite aqui).

Primeiro de tudo, lave seu arroz muuuuuuuuito bem. A água deve sair cristalina, ou ele fica grudento. Ponha mais ou menos 4 xícaras de água para ferver. (leia a quantidade de água que o fabricante recomenda e use como base) Numa panela tipo caçarola coloque um fio de óleo e acrescente o louro, a cebola e o álho socados, refogue em fogo médio para alto até a cebola ficar transparente. Jogue seu arroz limpinho e frite até quase pegar no fundo, junte a cachaça (ou birita forte que te apetecer). Acrecente água fervente até cobrir o arroz e ultrapassar um pouco. Coloque o sal e o tablete, dê uma misturada, coloque a tampa da panela e reduza para fogo baixo. Não esqueça dele! Depois de alguns minutos tire a tampa e veja se a água acabou, veja se o arroz cresceu (ficou mais gordinho) se for o caso prove, e acrescente água. Esse é o processo básico. É melhor ir chatamente acrescentando água aos poucos do que perder um bom arroz. Normalmente não passa de 20 minutos a preparação.

IMG_5749.jpg

Featured Posts
Recent Posts
No tags yet.
Search By Tags
bottom of page