top of page

Costelinha

Quem não gosta da costelinha do Outback, que atire a primeira pedra! Não tem como não gostar, a carne está sempre soltando do osso, perfeitamente crocante... Só tem um problema: como qualquer comida americanesca (pronta) não tem muito sabor, lá é o molho que supre essa necessidade. Como o marido adora costela, acabei me animando em fazer. Tanto fiz que descobri sozinha as manhas dessa peça do porquinho. Realmente o grande pulo do gato é o tempo de assar no forno. Praticamente todas as marcas no mercado são boas. Tenho preferência por algumas, mas somente pelo tamanho do corte. Procure programar-se, pois a bicha fica 3 horas no forno e à noite no tempero. Mas dá para temperar e colocar no forno... só não fica tão bom...

IMG_8661.JPG

De véspera, pegue seu liquidificador amigo e coloque:

1 cebola;

2 dentes de alho;

1 colher de sopa de sal grosso;

1 colher de sopa de pimenta do reino moída (pode substituir por tabasco se quiser);

1 colher de sopa de alecrim seco;

1 colher de sopa de mostarda;

1 colher de sopa de páprica picante;

1 garrafa de vinho branco seco (pode trocar por um suco ácido tipo laranja... mas... pra quê?);

Liquidifique tudo. Disponha sua linda costelinha numa travessa, ou num pote com tampa, e derrame nela a mistura. Cubra com plástico filme (ou tampe) e deixe marinar na geladeira. Dessa vez eu resolvi colocar umas batatas na travessa também: corte com 1cm de largura, para que assem junto com a costela.

IMG_8662.JPG
IMG_8663.JPG

Viu como ficam?

3 horas antes do almoço/jantar, coloque sua (ainda mais) linda costelinha com a salmoura e a birita (quando for o caso) numa travessa e cubra com papel laminado. Esqueça-a no forno com fogo baixo. Tem uma dica de vó mega-legal para fornos desobedientes (i.e. o meu, que em 180 C desliga sozinho): deixe no mais baixo possível e coloque uma colher de pau na porta; assim o forno não fica tão quente. De 30 em 30 minutos verifique se precisa acrescentar água na travessa, para não queimar. Só tire o papel laminado após a costela estiver cozida e quase soltando do osso (o teste é mole, vai com um garfo e espete um pedaço de carne e tente tirar, se sair com facilidade está no ponto! Isso acontece em mais ou menos 2 horas). Tire o laminado e deixe-a dourar, por uns 30 minutos. E é isso! Não tem muita dificuldade!!! A Salmoura que ficou na travessa vira um ótimo molhinho: é só acrescentar água e deixar ferver um pouco!

IMG_8666.JPG

Featured Posts
Recent Posts
No tags yet.
Search By Tags
bottom of page