top of page

Frango ao Piripiri

  • Writer: Adriana Matos
    Adriana Matos
  • May 31, 2014
  • 3 min read

Primeiro de tudo, é preciso explicar que essa é uma receita portuguesa, daí o nome piripiri ao invés de malagueta. Piripiri é um tipo de pimenta (conhecida como malagueta aqui nos trópicos e como piripiri além-mar). Achei essa receita num site de uma americana filha de uma finlandesa com um egípcio. A despeito da salada genética, suas receitas são muito boas, as fotos são lindas... e dão vontade de fazer a receita na hora. Essa estava guardada no meu Pinterest a algum tempo, esperando minha aversão as penosas passar. Ontem no mercado resolvi que era hora de encarar o franguinho português.

Esse frango é servido com batatas e um molhinho de coentro, que é tudo de bom!

Comece com um frango de mais ou menos 4 kilos. Retire da cavidade interior o saquinho com miúdos (se não for aquele desossado ou pedaços selecionados) e dê uma lavadinha (só agua corrente) para tirar a tradicional nhaca. Comprei o frango inteiro normal sem tempero nem nada, por que detesto tempero industrializado.

Prepare-se para retirar a espinha da penosa. Vira ela com o peito para baixo, e corte fora a espinha. Isso mesmo! Use uma tesoura de cozinha afiada, ou uma faca, o que você achar mais fácil. Agora, já sem espinha desvire a bicha e pressione o peito para baixo, como se estivesse fazendo uma massagem cardíaca. Fez crec? Força mais um pouquinho até ficar chata. Rsrsrss, essa é a parte mais eca, vai por mim. Isso vai diminuir o tempo no forno e fazer tooooda a diferença.

Agora para a marinada

2 pimentas piripiri (ou malagueta, dedo-de-moça... só não use pela-mor-de-deus o famigerado molho de pimenta pronto)

2 colheres de sopa de páprica (usei 1col de páprica doce e outra de páprica picante)

6 dentes de alho

1 colher de sopa de sal (pode ser sal grosso)

1 colher de sopa de coentro (a receita original pede semente de coentro, que não achei, usei coentro picadinho)

1 colher de sopa de vinagre de vinho branco

2 colheres de sopa de azeite

1/2 colher de sopa de pimenta

Tudo no mixer até virar uma pasta. Essa pasta cor de terracota vai ser lambusada com um pincel no seu franguinho em ambos os lados. Guarde um pouco pois ele será pincelado novamente no forno. Ahn muito importante, com a faca faça uns furos no frango para o tempero impregnar a carne.

Pegue umas 4 a 5 batatas corte em fatias finas, e faça uma "caminha", para seu frango, na travessa. Salpique um pouco de sal grosso e coloque o frango com a pela para baixo.

O forno precisa estar pré-aquecido por uns 20 a 30 minutos. Coloque o termostato no médio e deixe a travessa por 15 - 20 minutos. Desvire o frango e deixe mais 20 minutos. Pincele o restante da marinada e aguarde mais 20 minutos. Nesse momento eu liguei o grill do forno para dar uma tostadinha. O cheiro na cozinha já estará divino! Deixe até ficar torradinho e tire.

Molho de coentro

Esse molho completa o tempero picante, ele é refrescante, e serve para saladas também.

1 xícara de iogurte natural (não use o desnatado, ele não dá liga);

1 maço de coentro picadinho;

1/2 colher de sopa de sal;

Pimenta do reino à gosto;

1/2 colher de sopa de semente de coentro (que não usei porque não achei);

1 colher de sopa de sumo de limão;

Liquidifica tudo. Deixe num potinho à mesa.

Sirva com uma salada verde e seja muito feliz.

 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Search By Tags
FOLLOW US
  • Instagram App Icon
  • Facebook Classic
  • Pinterest App Icon
bottom of page